Em contrapartida, é fácil incluir no cardápio alimentos ricos em fibras, que são verdadeiros heróis da resistência e da longevidade.
Viva mais e melhor com fibras
As fibras alimentares são substâncias de origem vegetal fundamentais para o funcionamento dos intestinos, órgãos que contribuem para uma maior expectativa de vida. Isso acontece porque, quando estimulamos o crescimento da flora intestinal benéfica, ela combate mais facilmente as bactérias que entram em nosso corpo por meio da alimentação inadequada. Assim, para quem pretende emagrecer e cuidar da saúde, mais que uma opção, as fibras são uma necessidade.
Os principais benefícios das fibras para a saúde são:
- Saciedade – as fibras solúveis absorvem água e formam um gel, que permanece mais tempo no estômago e proporciona maior saciedade.
- Controle da glicose – as fibras promovem a liberação mais lenta e constante da glicose, ajudando a regularizar os níveis no sangue.
- Ajuda no controle do colesterol – o consumo de fibras aliado à prática de exercícios físicos pode diminuir as taxas de colesterol sanguíneo.
- Contribui para o bom funcionamento intestinal – as fibras aceleram a passagem do bolo fecal pelo intestino, contribuindo para o bom funcionamento do órgão e evitando a prisão de ventre.
- Ajuda na remoção de metais tóxicos do organismo – uma alimentação rica em fibras evita que metais indesejados se acumulem no organismo e tragam danos à saúde à longo prazo.
Benefícios das fibras para a terceira idade
Com o avanço da idade, o metabolismo fica mais lento, assim, órgãos e sistemas, como o respiratório e o digestivo, trabalham com mais dificuldade. O trânsito intestinal é um dos mais prejudicados: quanto mais o tempo passa, mais complicado se torna fazer com que o intestino funcione regularmente.
A ingestão de fibras na quantidade correta regulariza o trato intestinal e previne a prisão de ventre. Quando o intestino funciona melhor, outros benefícios aparecem: melhora da disposição, do aspecto da pele, do controle do colesterol e do peso.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão de 25 a 29 gramas de fibras diariamente. Elas podem ser encontradas em alimentos como cereais, leguminosas, oleaginosas, frutas secas e frescas, verduras e legumes.
A alimentação correta e rica em nutrientes, vitaminas e fibras continua sendo o melhor caminho para fazer com o que o organismo funcione bem, além de uma boa ingestão diária de água. Mas pode ser difícil consumir toda a quantidade necessária de fibras apenas com a alimentação; nesse caso, recomenda-se a suplementação.
Metamucil é um medicamento fitoterápico composto de fibras solúveis e insolúveis, à base de cascas do psyllium, considerada uma superfibra. Metamucil é indicado para o tratamento da constipação, tem baixo índice glicêmico e de carboidratos, contribuindo para uma dieta equilibrada. Além disso, não contém glúten, sendo seguro para celíacos e intolerantes.
IMeN – Instituto de Metabolismo e Nutrição. [http://nutricaoclinica.com.br/]
SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia – Portal Prevenção [http://prevenção.cardiol.br/].
US Food and Drug Administration. Questions and Answers on dietary fiber.