Tudo sobre como prevenir a prisão de ventre
Não é nenhuma novidade dizer que é melhor prevenir do que remediar. Todos os males que se podem evitar no corpo, não apenas trarão benefícios a curto prazo, como também . Ninguém já nasce com conhecimentos de anatomia incorporados e, para piorar, ninguém busca um médico para prevenir a não ser quando o mal já está presente, algo com uma certa lógica.
Portanto, é importante obter informações através da internet, que no século XXI. É através da internet que uma pessoa pode se informar rapidamente sobre diversos temas médicos de forma fácil. Ao falar de medicina, a informação deve ser rápida, compreensível e confiável, sobretudo para quem não conhece termos acadêmicos.
Diante disso, recomendamos dez dicas resumidas para saber como evitar a prisão de ventre, um mal que aflige um grande percentual da sociedade e que pouco se fala. Trata-se de um resumo elaborado com base em conselhos de médicos da Universidade McMaster, Hamilton, Canadá, e do Instituto Nacional de Diabetes, Doenças Digestivas e Renais dos Estados Unidos, Ministério da Saúde dos Estados Unidos.
Conforme a seguir:
- Seguir uma dieta equilibrada em fibras naturais (gérmen de trigo, cevada, farinha integral de cevada e trigo, frutas frescas, pão multigrãos, frutas secas, vegetais e legumes, entre outros alimentos). Acima de tudo, aumentar a ingestão de fibras. Aumentar a quantidade de fibras no seu dia é mais fácil do que imagina.
- Ingerir maior quantidade de água, ao menos dois litros por dia (pode variar com sucos, sopas, chás ou outros líquidos).
- Evitar o sedentarismo. É fundamental fazer atividades físicas ao menos três vezes na semana, por um período mínimo de 30 minutos.
- Evitar o stress. Talvez seja a tarefa “menos controlável”. Nervos e ansiedade acentuam a prisão de ventre.
- Seguir as funções naturais do corpo. Não deixar de ir ao banheiro sempre que houver a necessidade.
- Evitar certos alimentos, como exemplo, aqueles contendo gorduras e açúcares em excesso. Tampouco os lacticínios são indicados, especialmente para crianças.
- Não ingerir laxantes em excesso. O uso indevido pode causar o efeito contrário.
- Consultar um profissional médico para analisar se a prisão de ventre não é produto de algum medicamento sendo ingerido.
- Potencializar as prevenções antes de uma viagem, já que a mudança de rotina pode causar constipação.
- Consulte seu médico em caso de dúvida, especialmente se o sintoma persistir.
Metamucil Mexico, www.metamucil.com.mx
Centro Nacional de Informações sobre Doenças Digestivas (NDDIC)Sociedade Francesa de Gastroenterologia